“Os WordCamp têm uma energia muito própria”, sublinha André Luís

Andre_LuisO licenciamento livre de conteúdos online foi o tema da apresentação de André Luís no WordCamp de 2011. Um assunto que ainda está actual. E estará no futuro próximo, arriscamos nós.

Admite que o ditado ‘em casa de ferreiro, espeto de pau’ lhe assenta como uma luva. Faz instalações WordPress para outras pessoas mas o que lhe pertence está em mudanças. “Eternamente”, confessa.

A quem subir ao palco do ISEP, em Novembro, recomenda que “contem uma história ao longo da apresentação e acabem com um bang!”. Mas, por favor, não estraguem nada.

Qual foi o tema abordado na apresentação?

O tema tratado foi licenciamento livre de conteúdos online. O título era: “Dr. Copyright ou como eu deixei de me preocupar e passei a adorar licenças permissivas”. http://2011.lisboa.wordcamp.org/session/dr-copyright-ou-como-eu-deixei-de-me-preocupar-e-passei-a-adorar-licencas-permissivas/

É um tema que ainda se mantém actual?

Sim, apesar de ser um pouco tagencial à comunidade de WordPress. Continuam a surgir casos de usos indevidos de conteúdos disponibilizados online. Há muitas pessoas que ainda desconhecem as regras das licenças Creative Commons e como estas nos podem ajudar no dia-a-dia.

Ainda mantém o entusiasmo no WordPress?

Entusiasmo, sim. Infelizmente estou em fase de mudança eternamente. Casa de ferreiro, espeto de pau. O blog ainda não esta activado, apesar de estar meio feito. 🙂 O que tenho atualmente online foi feito à mão nos idos anos de 2000 e picos. Shame on me.

Como chegou ao WordPress?

Acompanho o projecto apaixonadamente há anos. Já instalei e preparei ‘wordpresses’ para colegas, amigos e namorada. É a minha primeira opção quando oiço alguém dizer que tem um problema que o WordPress consiga resolver.

Alguma sugestão para os potenciais oradores do próximo WordCamp?

Os eventos WordCamp têm uma energia muito própria. Todos estamos unidos pela mesma paixão, no entanto os interesses comuns normalmente são muito mais do que apenas o WordPress. Explorem isso nas vossas apresentações, ensaiem-nas e estejam seguros em palco. Contem uma história ao longo da apresentação e acabem com um bang! Um desafio, uma conclusão, uma pergunta?… Para finalizar, uma dica: estejam atentos às apresentações do dia e refiram-se a elas sempre que for pertinente. A audiência vai apreciar a mensagem coesa que fica do evento dessa forma. E break a leg!

Vai estar no WordCamp Porto?

Espero que sim, não perco uma oportunidade de dar um salto aí a cima.

Sobre Jose Freitas

I help small and medium businesses to create communication strategies to have more customers and make more sales. WordPress sites are always in the center of the ecosystem. For 25 years I was a journalist. I'm a committed advocate of WordPress community as a way to change the world. One site at a time. Using WordPress since 2008.
Esta entrada foi publicada em Notícias com as tags , . ligação permanente.

Os comentários estão fechados.