Nuno Morgadinho: “O grande desafio está sempre em descobrir o tema da apresentação”

Nuno MorgadinhoNuno Morgadinho especializou-se em WordPress. É um dos criadores da WidgiLabs, empresa de tecnologias que tem o WordPress em muito do trabalho que desenvolve. No currículo tem consultoria e programação para a Agência Espacial Europeia e YDreams.

Ajudou a organizar o WordCamp Lisboa de 2011 onde foi também um dos oradores. Levou uma apresentação chamada “De curioso a poeta – a comunidade e a cultura WordPress”. Aqui, o sentido de poesia, é mesmo esse de que estão a pensar.

Se o código é poesia, Nuno Morgadinho está empenhado em levar o WordPress “para além dos limites”. Aos candidatos a oradores deste ano recomenda que escolham um tema que seja apaixonante. Ah, e podemos contar com ele no Porto.

Qual foi o tema abordado na apresentação?

Na apresentação “De curioso a poeta – a comunidade e a cultura WordPress” fiz um relato em primeira-mão do que é participar na comunidade WordPress. Houve uma altura na minha vida que quis começar a contribuir para o WordPress mas não sabia a melhor maneira de o fazer nem como funcionavam certos aspectos da comunidade, por exemplo, dava em maluco só a tentar perceber que tickets no trac estavam em aberto para a próxima release. Com o tempo os processos envolvidos tornaram-se familiares e na apresentação quis mostrar como qualquer pessoa pode participar, como se envolver e também como ganhar reputação e karma dentro da comunidade.

O tema ainda se mantém actual?

O tema está actual pois apesar de já existirem muitos recursos que podem ser usados por quem pretende começar, a possibilidade de ouvir um relato de alguém que já passou pelos processos e participa é sempre bem-vindo.

Ainda mantém o entusiasmo no WordPress?

O WordPress é uma plataforma que me fascina e cuja utilização estou constantemente a tentar levar para além dos limites. Além disso o crescimento e adopção a nível global está a aumentar o que é muito bom não só pela democratização da plataforma mas também por trazer oportunidades profissionais.

Como chegou ao WordPress?

Comecei a usar como blogger nas primeiras versões (1.x), depois a modificar pequenos aspectos de temas e plugins como curioso. Hoje em dia tenho a sorte de só trabalhar com WordPress desde o desenvolvimento de plugins e temas até websites completos e soluções mais complexas que envolvem falar com sistemas externos ou aplicações móveis.

Algum conselho para os potenciais oradores do próximo WordCamp?

Para mim o grande desafio está sempre em descobrir o tema da apresentação, como quero que seja uma apresentação que traz valor às pessoas e que entusiasma a audiência coloco sempre muita pressão na escolha o que a torna mais difícil. Para mim este é sempre o grande desafio. Depois do tema escolhido foco-me na preparação e já é tudo mais fácil. Hoje em dia continuo com a mesma dificuldade embora ache que o melhor é escolher um tema que nos apaixona e depois ir em frente.

Vai estar no WordCamp do Porto?

Vou estar presente claro, para além de ser o primeiro WordCamp no Porto tenho sempre interesse em ver as apresentações e conhecer pessoas novas.

Sobre Jose Freitas

I help small and medium businesses to create communication strategies to have more customers and make more sales. WordPress sites are always in the center of the ecosystem. For 25 years I was a journalist. I'm a committed advocate of WordPress community as a way to change the world. One site at a time. Using WordPress since 2008.
Esta entrada foi publicada em Notícias com as tags . ligação permanente.

Os comentários estão fechados.