Oradores

Américo Dias

Américo Dias tem 31 anos e há quem diga que a Comunidade Portuguesa de WordPress começou com ele. Ele prefere dizer que foi ‘apenas’ co-fundador.

É um apaixonado pela Internet e pelo WordPress em particular. Essa paixão levou-o a passar muitas horas a traduzir a melhor plataforma do mundo para a nossa linguagem. E a debater-se com muitas dúvidas.

No entanto, a sua maior paixão é a sua mulher, para além de também gostar de tecnologia, electrónica e fotografia.

Na sua apresentação irá falar da fundação da Comunidade Portuguesa de WordPress, dos principais desafios iniciais e da sua evolução.

Ana Aires

Ana Aires é co-fundadora da WidgiLabs, uma empresa portuguesa especializada em desenvolvimento WordPress. Gosta particularmente de escrever código e é apaixonada pela arquitectura modular do WordPress. Esteve envolvida na organização dos anteriores WordCamps Lisboa assim como no recente WordCamp Europa.

Não gosta de super heróis e acha que o mundo era um sítio melhor se não existissem filmes em que cães falam. Já sobre filmes com porquinhos a falar não nos disse nada mas é provável que também não seja fã.

Ana Couto

Ana começou como programadora freelance em desenvolvimento de sites e aplicações web. Deu os primeiros passos com WordPress em 2010 e nunca mais largou.

Este percurso levou-a a começar a trabalhar na OnTheGoSystems onde presentemente é web developer.

Sempre que consegue arranjar tempo gosta de praticar escalada desportiva e correr. Presentemente vive em Lisboa.

Ana Neves

Ana Neves anda, pelas organizações que a chamam, a espalhar os seus conhecimentos sobre ‘knowledge management’, redes sociais e ferramentas sociais.

Para o WordCamp Porto 2013 propõe “Destruir para construir”. Contextualizando, a ideia é como tirar partido do WordPress para “desconstruir” grandes blocos de conteúdo, como relatórios de estudos ou os “findings” de projetos, em pequenos posts que podem depois ser combinados de diferentes formas graças à pesquisa, aos filtros – por categoria e tag -, e por navegação “casual” graças aos artigos relacionados.

Ana Neves salienta que esta “construção” pode estar na origem de momentos “eureka” e de construção de novos conhecimentos.

É formada em Engenharia Informática e adora programar. Vai daí, deixou a Informática de lado, deixou de programar, e foi fazer outras coisas… Diz que também adora. Decidiu trabalhar com as organizações para melhorar a forma como criam, partilham e usam conhecimento.

Em 2001 criou um site sobre estes temas: KMOL. Depois criou uma empresa de consultoria nesta área, a Knowman. E emigrou para Londres. Durante oito anos e meio foi ‘Cultural Change Manager’ num grande banco, ‘Knowledge Network Manager’ no Ministério da Saúde britânico, e ‘Senior Consultant’ na Headshift.

Regressou a terras lusitanas em 2009 e dedica-se à consultoria em gestão de conhecimento, redes sociais e ferramentas sociais. Ah, e à cidadania 2.0.

E onde entra aqui o WordPress. Afirma que não vende, não respira e não idolatra o WordPress. Mas vê o WordPress como a ferramenta que tem dado corpo à presença digital de muitos dos seus projetos.

Na sua apresentação “Destruir para construir” promete mostrar como tem experimentado dividir grandes blocos de conteúdo para que sejam “montados”, por cada pessoa, de diferentes formas, criando janelas distintas sobre o conteúdo, revelando novo conhecimento, servindo de gatilho para novas ideias.

Andrea Rota

Andrea Rota é co-fundador da [Xelera](http://xelera.eu/), além de ser
investigador e desenvolvedor na [LSE Cities](http://lsecities.net/).

Como desenvolvedor web e consultor DevOps (Development+Operations) trabalha exclusivamente com software livre e de código aberto e em projetos de âmbito social e ambiental.

Admite que passou a juventude à espera da Web e gostaria de ter sido o autor dessa citação tão brilhante em vez de ter que a plagiar de Jeremy Keith.

É ‘tripeiro’ por afinidade e acima de tudo gosta de viajar com a sua mulher por destinos tranquilos e longe da civilização.

Ao WordCamp Porto vem falar de “WordPress Tapas: tasty small recipes for delightful development”.

Daniel Kanchev

Daniel Kanchev é búlgaro e é o Senior Web Apps Engineer and Performance Specialist na SiteGround.com.

Chegou à empresa há cinco anos para ser membro da equipa de suporte mas os seus conhecimentos avançados sobre tecnologias, o seus espírito geek e uma assumida paixão pelas apps Open Source levaram-no à posição de engenheiro sénior de Web Apps.

Hoje trabalha com tudo o que é Open Source, sendo que o WordPress é uma das suas paixões. Com sete anos de experiência nesta plataforma, acompanha em detalhe o seu desenvolvimento. Integra funcionalidades WordPress para os clientes da empresa, trabalhou no desenvolvimento de um plugin de cache, escreveu diversos tutoriais e ainda arranja tempo para apoiar clientes nos seus sites WordPress.

Quando não está a trabalhar, pratica desportos radicais e viaja pelo mundo.

No WordCamp Porto vem falar sobre segurança.

Hugo Baeta

Hugo Baeta é designer de interacção – com foco em design de interfaces e experiência de utilizador. Trabalha na sua empresa de sonho: a Automattic, empresa por trás da plataforma WordPress.com. Diz ter o privilégio de trabalhar lado a lado com algumas das pessoas mais inteligentes que já conheceu. Neste momento integra a equipa de desenvolvimento de aplicações móveis WordPress – tendo feito direcção de arte para a recente actualização para o iOS 7.

Nascido e criado em Lisboa, reside agora em São Francisco, Califórnia, EUA.

Junto com o Zé Fontainhas, foi parte do renascimento da Comunidade Portuguesa de WordPress, e co-organizou o primeiro WordCamp em Portugal – Lisboa 2011.

A estrutura de dados, conteúdos e arquitectura de informação do WordPress será o tema central da sua apresentação no WordCamp Porto.

Hugo Fernandes

Hugo Fernandes, Interactive Designer e Creative Technologist, promete muito para o WordCamp Porto 2013. Vejamos: na sua candidatura propôs um “Hello Ideas 2.0″, visando dar continuidade à apresentação que fez no WordCamp Lisboa 2012.

Mais. Pretende arriscar num “quase workshop de psicologia e criatividade”. Vai desafiar a audiência a fazer exercícios práticos para colocar em prática alguns conceitos em torno dos processos criativos.

Afinal, é um apaixonado pela interactividade, pela web, e gosta de juntar design e programação.

Mario Peshev

Mario Peshev está habituado às teclas. Começou a tocar piano aos 6 anos. O gosto pela música prolonga-se pela vida. Quando começou a tocar em bandas experimentou outros instrumentos e é o orgulhoso proprietário de uma guitarra acústica e um baixo. Actualmente toca acordeão, outro instrumento de teclas.

Não será para fazer uso dos teclados musicais que vai subir ao palco do WordCamp do Porto em Novembro. Mario Peshev tem outras especialidades. É um reconhecido especialista e consultor do mundo WordPress.

Não é difícil encontrar artigos de Peshev em blogs relacionados com WordPress.

É um activo apoiante de tecnologia Open Source, tendo investidos muitos anos em desenvolvimento de Java, PHP e Python, em cima do bom e velho Linux.

Mario desenvolve plugins para clientes, faz migrações de conteúdos web para WordPress. APIs ou plugins poderiam ser o seu nome do meio.

Mario Peshev mora em Sofia, capital da Bulgária, e o Porto será o seu primeiro contacto com Portugal. O mais perto que esteve foi em Espanha.

Bem-vindo a Portugal.

**

Mario Peshev is accustomed to keyboards. He began playing piano at 6. His passion for music continues throughout life. When he started playing in bands tried other instruments and is a proud owner of an acoustic guitar and a bass. Currently plays the accordion. Another instrument with keys.
But he will not make use of musical keyboards when he takes WordCamp Porto stage next November. Mario Peshev has other specialties. It’s a recognized expert and consultant in the WordPress world.
It’s not hard to find Peshev´s post in WordPress related blogs.

It is an active supporter of Open Source technology, having invested many years in developing Java, PHP and Python, on top of good old Linux.
Mario develops plugins for clients, makes migration of web content to WordPress. APIs or plugins could be is middle name.
Mario Peshev lives in Sofia, capital of Bulgaria. Porto will be his first contact with Portugal. The closest he came was Spain.
Welcome to Portugal.

Pedro Fonseca

Criou o seu primeiro espaço usando o WordPress no final de 2006. Já tinha experimentado outras ferramentas e plataformas de publicação mas quando chegou ao WordPress deu-se o ‘click’, uma espécie de amor à primeira vista.

Desde então tem sido ‘aquele amigo’ que ajuda a criar os sites dos amigos.

A vida profissional andou, entretanto, por outros terrenos, ligados à saúde e às tecnologias para este sector vital. Sempre com o WordPress como companheiro.

Agora vai adicionar parceiros e clientes aos amigos a quem convencia a usar este CMS. Desta forma o hobby começou a invadir o terreno profissional.

Participou no Meetup WordPress do Porto, este ano, e agora no WordCamp Porto 2013 vai falar sobre o WordPress como ferramenta essencial para as PMEs. Das vantagens, das dificuldades, dos preconceitos e do processo de implementação.

Siobhan McKeown

Estão a ver aquela cena de Marilyn Monroe com a saia esvoaçante num movimento provocado pelas saídas de ar do metro de Nova Iorque? Se não estão, deviam. Está em “O pecado mora ao lado”. O título original é “The Seven Year Itch”. É acerca daquela coisa da crise do casamento depois de sete anos de união. Traduzido à letra significa ‘a comichão dos sete anos’.

O que é que isto tem a ver com o WordPress? Quase nada. A não ser que Siobhan McKeown vem ao WordCamp do Porto falar sobre “WordPress and the Ten Year Itch”.

Depois de ter celebrado 10 anos em Maio, e deixado muita comichão para trás, o WordPress está a entrar numa nova fase. É sobre essa coceira que Siobhan nos vai falar.

Promete levar-nos numa viagem ao passado em busca das primeiras comichões causadas pelo WordPress até se ter tornado contagioso e ajudado a resolver os problemas de muitas pessoas em todo o mundo.

Siobhan McKeown trabalha para a Audrey Capital, empresa de Matt Mullenweg, escreve sobre o WordPress, e lida com documentação. Consta que tem pesadelos sobre o Codex. Está agora a trabalhar num livro, de código aberto, claro, sobre a história deste CMS.

Depois de passar os dias às voltas com questões dos programadores e dos membros da comunidade e a dar conta da documentação do WordPress, ainda escreve e edita material para a Smashing Magazine. Dizem dela que é uma criadora de caos. Parece que tem um gato preto.

Vasco Leiria

Faz parte da geração ZX Spectrum. Frequentou o primeiro curso de programação através do InforJovem e aos 14 anos aprendeu pseudo-código.

Coordena o departamento de informática do maior agrupamento de centros de saúde do país e o dia-a-dia é passado entre pesquisa e troubleshooting.

Defensor do Open Source, está envolvido num projecto para conversão de servidores e postos de trabalho para ambiente Linux, onde o WordPress tem um papel fundamental.

Jogador de longa data de RPG pen & paper, não dispensa no entanto as consolas portáteis ou de sala.

Adora cinema e séries, principalmente de ficção cientifica, Simpsons e Family Guy, e também gosta de ler, especialmente Edgar Alan Poe e Philip K.Dick.

Fã de Marillion e Simple Minds. Quando ninguém está a olhar, esconde-se atrás da bateria.

No WordCamp Porto vai arriscar a matemática: Open Source + Portal = WordPress

Zé Fontainhas

O mundo da Internet e do WordPress conhece-o por Zé Fontainhas. Nada tem a ver com a histórica zona do Porto que se reparte pela Sé e pelo Bonfim.

Vive perto de Lisboa, junto à praia. Toca bateria nas horas vagas. Que não devem ser muitas. Sobretudo nos últimos meses, nos quais esteve imerso na missão de organizar o WordCamp Europa.

É um dos fundadores da Comunidade Portuguesa de WordPress e da Comunidade Brasileira WordPress. É o community lead das comunidades de tradução do WordPress para mais de 90 idiomas e core developer da plataforma GlotPress.

Diz estar à disposição de todos para perguntas relacionadas com localização e internacionalização. Está ainda pronto a esclarecer dúvidas sobre uma certa receita de dry martinis.

Zé Fontainhas é orador confirmado no WordCamp do Porto, onde vai, sobretudo, abordar o presente e os desafios futuro da Comunidade Portuguesa de WordPress.